top of page

Reino da Quinta Velha relembra a resistência de Mossoró contra o bando de Lampião.

Noventa e cinco anos após a resistência de Mossoró contra o ataque de lampião, o Reino da Quinta Velha relembra o feito de heroísmo que marcou o início do declínio do Rei do Cangaço.



13 de junho é feriado na Quinta Velha, data em que é lembrado o feito heroico do povo da cidade de Mossoró, que em 1927 repeliu o ataque do bando de Lampião.


No dia anterior - 12 de junho - os cangaceiros já atacaram e saqueado a cidade de São Sebastião e rumavam para a próspera cidade de Mossoró, que à época tinha cerca de 20 mil habitantes. Quando as notícias chegaram, o então prefeito Coronel Rodolfo Fernandes colocou em prática a sua estratégia defensiva: ordenou que todos os cidadãos que não pudessem pegar em armas fugissem para as cidades vizinhas, ficando apenas aqueles que estavam armados. Quando mais vazia a cidade, melhor.


Antes de invadir a cidade Lampião exigiu a soma de quatrocentos contos de Réis e, caso o valor não fosse pago, ele causaria grande estrago a Mossoró. O prefeito prontamente respondeu, dizendo que não pagaria, e disse mais: a cidade estava pronta para repelir o ataque.

Bilhetes trocados entre Lampião e as autoridades de Mossoró antes do ataque.

O combate começou às quatro da tarde e se arrastou por toda a noite, a troca de tiro ecoava pela cidade. Os mossoroenses aproveitaram a torre da igreja matriz para ter ampla visão e atacar os cangaceiros, que sofreram baixas de homens importantes, como "Jararaca" e "Colchete". Lampião ordenou a retirada da cidade, percebendo que conquistá-la seria mais difícil do que se esperava e para não ter mais baixas.


Assim, os bravos homens de Mossoró repeliram o ataque de Lampião e derrubou o mito de que ele era invencível. Alguns historiadores destacam a data como o início do declínio do Rei do Cangaço.


Hoje a Quinta Velha relembra os heróis mossoroenses e sua grande vitória frente ao bando de Lampião.



17 visualizações0 comentário
bottom of page