Notícias publicadas originalmente na edição de n° 01 do Crônicas do Riachuelo de 06 de abril de 2020.
GOVERNO PUBLICA AÇÕES CONTRA O COVID - 19.
O Governo da Quinta Velha, que atualmente está sendo liderado pelo Rei, publicou na noite desta segunda-feira (06) as ações para a prevenção contra a pandemia do COVID - 19. Dentre as ações indicadas pelo Governo está a criação de centros de esterilização em todas as entradas do Reino, onde os cidadãos terão os pertences esterilizados e acesso a álcool para esterilização das mãos, a proibição de visitas aos territórios do Reino, bem como a indicação de quarentena para os ciadadãos que não atuam em áreas essenciais da economia.
Não há casos confirmados no Reino, mas o Governo garantirá o acompanhamento e notificação de qualquer caso de sintomas gripais ou da existencia de qualquer outros sintomas no Reino.
MICRONAÇÕES SIMULACIONISTAS REAGEM AO TRATADO DE PERSENBURG.
Diversas micronações simulacionistas da lusofonia reagiram à publicação do Tratado de Persenburg, documento assinado por diversas micronações derivatistas e que busca alinhar e congregar as micronações derivatistas brasileiras.
Vários projetos simulacionistas lançaram notas de repúdio ao documento, alegando que se trata de uma tentativa de segregar a lusofonia e criar uma dicotomia entre derivatistas x simulacionistas e rapidamente organizaram uma reunião exclusiva de simulacionistas, marcada para os dias 11 e 12 de abril. A grande surpresa foi a debandada do Manso e de Deltária, que, se antes eram signatários do Tratado e haviam previamente lido e concordado com todos os tópicos do documento - sem críticas - acabaram cedendo à pressão da lusofonia e foram as únicas convidadas a participar da Conferência Simulacionista.
CONCEDIDOS OS PRIMEIROS TÍTULOS DE NOBREZA DO REINO.
A Coroa Real concedeu os primeiros títulos de nobreza do Reino da Quinta Velha. Através dos decretos nobiliárquicos 01, 02 e 03 o Rei Thomas concedeu o título de Duque do Cabugi ao Imperador-Rei Oscar Monarca do Império Karno-Rutêno, o título de Duque do Potengi a Caio, Duque de Daugávia e o título de Conde de Ceará-Mirim ao seu avô Francisco de Albuquerque, este último concedido in memoriam. Os títulos tiveram o objetivo de reforçar os laços de amizade entre os novos titulados e o Rei, bem como fortalecer e reafirmar os laços de amizade entre a Quinta Velha e o Império Karno-Rutêno, especificamente no caso do Duque do Cabugi.
REINO DA QUINTA VELHA ABRE SUA DIPLOMACIA PARA AS MICRONAÇÕES.
Se antes o Reino da Quinta Velha decidiu se fechar para qualquer contato diplomático com outras micronações ao redor do mundo, este ano a postura do Reino em relação à política externa mudou completamente. Só na última semana de março e início de abril o Reino já ratificou o polêmico e importante Tratado de Persenburg, bem como foi signatário do Protocolo de Goetha. Além disso, assinou reconhecimento mútuo com o Território dos Estados Lateranos, a primeira micronação a reconhecer a Quinta Velha. O RERI (Régio Escritório de Relações Internacionais) garante que essa será a postura do Reino daqui para a frente, a Quinta Velha buscará contatos e parcerias diplomáticas apenas com micronações derivatistas.
Comentários