top of page

Governo da Quinta Velha realiza novo Censo.

O Governo da Quinta Velha realizou um novo censo demográfico no reino. A pesquisa, que foi autorizada pelo decreto 029.2021, ocorreu entre os dias 23 e 25 de abril e foi realizada pelo Régio Instituto de Geografia e Estatísticas (R.I.G.E). Este foi o segundo censo realizado na Quinta Velha, o primeiro foi realizado entre os dias 13 e 15 de outubro de 2019.


O novo censo apresentou profundas mudanças na população quintavelhense, se comparado com o censo de 2019. O número de cidadãos residentes no Reino cresceu, passando de 11 para 20, fato ocorrido devido ao aumento da influência Real sob propriedades da família que estavão situadas dentro dos territórios do país mas ainda não incorporadas politicamente. Outros indíces cresceram devido ao aumento no número de cidadãos.


Vale destaque o aumento da pluralidade religiosa no Reino, onde 10% da população se declarou como praticante do candomblé e outros 10% se declararam como ateus. Os agnósticos apareceram na pesquisa, sendo 5% da populaçãon. Os católicos ainda são maioria, sendo 60% da população, e a segunda maior denominação religiosa ainda é o espiritismo, sendo praticada por 15% da população quitavelhense.


Também houveram mudanças significativas nas etnias da população. Se em 2019 os brancos eram maioria, representando 54,5% da população, enquanto os negros eram 9,1% e os pardos 36,4%, hoje os brancos representam 35,0% da população, mesmo número de pardos, enquanto os negros representam 30,0% da população.


Essas mudanças no perfil populacional da Quinta Velha ocorre, como dito, devido à incorporação de novas propriedades familiares aos territórios do Reino. Essas incorporações refletem, principalmente, no aumento da população da Província de Santa Rita, onde estão situados a maioria destas propriedades. Hoje a Província de Santa Rita é a mais populosa do Reino, com 10 habitantes ou 50% da população nacional. Vejamos os demais índices.


Total de cidadãos:

2019: 11

2021: 20


Média de idade:

2019: 30,7

2021: 32,55


Escolaridade





População por Província



Etnia




Religiosidade


Gênero



Orientação Política




18 visualizações0 comentário
bottom of page